sexta-feira, 31 de julho de 2009

Fio - "Mitos do Flamengo"



João Batista de Sales-

"Fio Maravilha, nós gostamos de você. Fio Maravilha, faz mais um pra gente ver." Jorge Ben

O sentimento que vinha das arquibancadas era delirante quando fio pegava na bola, desengonçado, dentuço, pés enormes, nem muito alto, nem muito baixo, porém bom caráter e simpático com os fãs.

"Um dia recebi uma carta de um tricolor que só não me chamava de santo, dizia o diabo, eu até tremi. Mas o azar foi dele, domingo tinha Fla-Flu, pedi pro Aimoré pra jogar, metemos 4x1, fiz dois. Sabem o que aconteceu? O mesmo torcedor escreveu, pedindo clemência, para esquecer tudo. Dali pra frente quase não perdi pro Flu, contra eles, é bicho certo!" -Fio.

Levado por seu irmão Germano (ex-ponta-esquerda do Flamengo, AC Milan e SE Palmeiras) ao Flamengo, João Batista começou a carreira no clube da Gávea, aos 15 anos. O jogador não era um craque, tinha um futebol "folclórico" e "desengonçado", mas era muito querido pela torcida flamenguista. Ganhou o apelido de "Fio Maravilha", após marcar o gol da vitória (3 a 2) de uma partida da equipe carioca contra o Benfica, de Portugal. Acabou homenageado até pelo cantor Jorge Ben com uma canção.

"Sucessor" de Almir e Silva no ataque rubro-negro, e de gols incríveis perdidos, o folclórico Fio caiu no gosto da galera, pela disposição e carisma, um ídolo, eternizado na letra da música.

Vive hoje nos Estados Unidos da América.

Nenhum comentário:

Postar um comentário