quinta-feira, 25 de junho de 2009

Fleitas - "Mitos do Flamengo"


Manuel Agustin Fleitas Solich-

Nascido no dia 30 de dezembro de 1901, este paraguaio, contratado pelo então recém-eleito Gilberto Cardoso e também conhecido como "O Feiticeiro", assumiu o time em 1953, que já tinha uma base formada pelo seu antecessor, Flávio Costa. A base consistia em: Garcia (goleiro), Pavão, Jadir e Jordan (zagueiros), Dequinha (armador), Joel, Índio e Benítez (atacantes). Mas o principal jogador e ídolo do time era Rubens, sucessor de Zizinho.

Em pouco tempo, ele revelaria jogadores que entrariam para a história do Flamengo: Dida, Zagallo, Evaristo, Paulinho, Duca e Babá. Jogadores que se tornariam peças chave no tricampeonato carioca, de 1953/54/55.

A chegada de Solich trouxe ao Flamengo uma nova concepção: a do futebol ágil, solidário, sem lugar para solos ou virtuosismos de bola presa, revolucionando o futebol brasileiro.

Fleitas Solich, foi o segundo técnico que mais comandou o Flamengo no futebol, só ficando atrás de Flávio Costa. E foi o terceiro técnico que mais conquistou títulos oficiais na história do futebol do Flamengo, foram cinco.

Falecido em 24 de março de 1984.

Nenhum comentário:

Postar um comentário